Apesar de conseguirmos pinçar alguns exemplos de marketing de relacionamento 2.0, a maioria esmagadora das empresas ainda estão utilizando as ferramentas de conectividade (redes rociais, blogs, fóruns, wikis, enfim, todo o mix do marketing digital) de uma maneira equivocada.
O que estamos percebendo é uma enxurrada de “velhas ações, utlizando novas mídias“: sorteios no twitter buscando o puro e simples aumento de seguidores, criação de comunidades sem qualquer tipo de finalidade e engajamento, blogs que só fazem “vender” produtos…
Independente do marketing “2pontoalgumacoisa“, o que falta para as empresas é estabelecer um relacionamento verdadeiro com o consumidor (ou, PROSUMER, como previu o visionário Alvin Tofler).
Campanhas publicitárias são importantes? Com certeza! Desde que a marca possa cumprir as promessas que faz para consumidor através da mídia, concentrando seus esforços na melhoria dos produtos e serviços existentes e no desenvolvimento de novos produtos e serviços de qualidade!
As empresas, seus profissionais de marketing e suas respectivas agências precisam urgentemente entender que, com a revolução digital, NÃO DÁ MAIS PARA TAPAR O SOL COM A PENEIRA!!
Ainda que a empresa tente ocultar suas fragilidades, o consumidor conectado utiliza os BLOGS, as Redes Sociais e várias outras ferramentas para denunciar experiências ruins com produtos e serviços.
As dissonâncias cognitivas agora são expostas sem censura, desmascarando comerciais em horário nobre e páginas duplas de revista, escoando, ralo abaixo, milhões de reais em propaganda!
Como disse o Antonio Mafra, “o marketing poderá ter os dígitos que quiser, mas o consumidor somente irá participar, colaborar, falar positivamente sobre você e, finalmente, se engajar, ao perceber que o seu comprometimento com ele foi real“.
Ou as empresas entendem o que está acontecendo e passam a melhorar seus produtos e serviços a partir da real preocupação com o cliente ou vão ter que torrar, cada vez mais verba em mídia de massa para tentar dissimular (sem sucesso) a realidade percebida pelo consumidor.
Pedro Cordier
[…] falta para as empresas é estabelecer um relacionamento verdadeiro com o consumidor. Mais no texto Marketing de Relacionamento 2.0. Assim como o relacionamento verdadeiro é a tônica das redes sociais, ouvir é o verbo da era […]
By: » Os seis princípios da influência nas redes sociais Webinsider on 10/08/2010
at 9:57 PM
[…] Leia o artigo Marketing de Relacionamento 2.0. […]
By: Marketing de Relacionamento 2.0 entre os melhores artigos do site Outrolado « As Coisas Não São Bem Assim on 18/05/2010
at 12:10 AM
Tatiana, obrigado pelas palavras!
Foi uma experiência incrível ver o auditório da UNIME (lotado) tão participativo e cheio de energia!!
Qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo e-mail, twitter ou aqui pelo BLOG!!
By: pedrocordier on 13/05/2010
at 3:02 PM
Pedro,
Parabéns pela palestra ministrada na Unime! Há muuuuuuito tempo, não assisto uma explanação que soube conciliar conhecimento, criatividade e vivência.
Parabéns pelo Blog! Já inseri na minha lista de visitas! Posteriormente explorarei o conteúdo disponível, a fim de aprimorar conceitualmente, algo que já pratico (ainda de forma incipiente) habitualmente.
Espero reencontrá-lo em outras atividades na instituição.
Sucesso!
By: Tatiana on 13/05/2010
at 11:30 AM