Publicado por: Pedro Cordier | 13/04/2010

Trespontos entrevista Pedro Cordier

“O futuro é muito promissor! Há poucos profissionais e muitas vagas!”

Professor e especialista em Comunicação, Conectividade e Criatividade, Pedro Cordier,  também editor do site: www.semprebahia.com , fala sobre as possibilidades trazidas pelo rápido avanço da tecnologia nas áreas da comunicação e mobilidade, e analisa esses impactos no mercado de trabalho.

Na entrevista concedida à nossa equipe, aborda o potencial do Brasil nesse campo e como a Bahia está se preparando para explorar ainda mais essas potencialidades.

Pedro Cordier realiza, pela Trespontos, o ciclo “Comunicação Digital e Mobilidade” nos próximos dias 23 e 24 de abril, no Condominio Empresarial Omega, que aborda temas ligados ao uso da Tecnologia para aprimorar a sua performance pessoal na internet e o desempenho das marcas na ERA da CONECTIVIDADE.

Conceitos, técnicas e ferramentas que podem fazer a diferença para a sua CARREIRA.

Trespontos: O que podemos esperar desse primeiro ciclo sobre o tema: Comunicação Digital e Mobilidade?

Pedro Cordier: Como a internet está entrando – com força total – numa fase ainda mais colaborativa, estamos diante de muitas e extraordinárias possibilidades: temos, a cada dia, mais ferramentas, profissões e mercados para explorar!
textoembranco
O objetivo do Ciclo Comunicação Digital e Mobilidade é contribuir com informações de qualidade – e de grande aplicabilidade na nossa vida pessoal e profissional – sobre essa nova realidade que nos cerca.
textoembranco
Trespontos: O Brasil já está preparado para explorar todas essas possibilidades?
textoembranco
Pedro Cordier: Apesar do aumento contínuo do número de internautas, da expansão da banda larga e do crescimento do e-commerce no Brasil – 2009 cresceu 30% e movimentou quase 11 bilhões de reais – 65% dos brasileiros ainda não têm acesso à internet. No Norte e no Nordeste, mais de 50% dos internautas só tem acesso à internet por meio das Lan houses, Infocentros…
O que esses números querem dizer? Primeiro que o Brasil tem um mercado em franca expansão! Mas também que há um enorme manancial que sequer começou a ser explorado!
textoembranco
Isso significa uma grande quantidade de oportunidades digitais nos próximos anos… que somente serão aproveitadas – é bom lembrar – para os profissionais preparados e conectados.
espaçoembranco
textoembranco
Trespontos: E na Bahia… Em que estágio estamos em relação ao uso dessas tecnologias?

Pedro Cordier:
Com o incentivo do Governo Brasileiro à informática – a “Lei do Bem” determinou a isenção da cobrança de PIS/ Cofins para computadores – o acesso à tecnologia se tornou mais abrangente.Então, quem nunca teve um computador comprou um, quem tinha trocou ou comprou um lap top e, quem já tinha total acesso, investiu ainda mais em seus equipamentos.
textoembranco
Mas, as boas notícias vão além do hardware, pois, vem aí o TecnoVia, um moderno parque tecnológico para instituições e empresas de base tecnológica nas áreas de biotecnologia, energia, Tecnologia da Informação (TI), incubadoras, centros de P&D, laboratórios e áreas compartilhadas universidades-empresas.
textoembranco
O parque funcionará numa área de um milhão de m² na avenida Paralela e dará um impulso bastante significativo em relação ao uso da tecnologia em Salvador.
textoembranco
Trespontos: Para finalizar, fale um pouco sobre o campo de trabalho nessa área… E qual é o perfil do profissional ideal para trabalhar nesse segmento?

Pedro Cordier: Em relação ao mercado, as distâncias foram, dramaticamente, encurtadas com a internet. Atualmente fica difícil delimitar fronteiras no mundo digital! Podemos estar em Salvador, em Curitiba ou em Tóquio e fazermos negócios com clientes do Canadá ou do interior de São Paulo.
textoembranco
Existe espaço para profissionais e empresas que queiram se especializar e trabalhar com webdesign, no desenvolvimento de softwares e de Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs), ou como mediador de mídias sociais, arquiteto da informação, webwriter, designer de interface, analista de mídia online, diretor de arte e inúmeras outras profissões que sequer existiam há 2, 3 anos…
textoembranco
Podemos afirmar que o futuro é beeeem promissor! E, o que é melhor, há poucos profissionais e muitas vagas, o que facilita o ingresso de novos profissionais no mercado.
textoembranco
Isso, sem contar nos inúmeros benefícios que o domínio das possibilidades da internet (sobretudo da chamada internet 2.0) podem trazer para os profissionais de toda e qualquer área, seja ele um médico, um advogado, um psicólogo, um administrador ou um vendedor de seguros.
textoembranco
O importante é ter atitude, estar conectado e sempre disposto a conhecer e aprender, então boa sorte e um forte abraço!
textoembranco
Clique no link e veja a
ENTREVISTA NO SITE DA TRESPONTOS
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: