Publicado por: Pedro Cordier | 13/03/2010

O Poder do twitter >> redes sociais >> conectividade

Técnico covarde sempre tira um jogador cobrado para tentar tirar o foco da própria incompetência“.

Foram preciso menos de 144 caracteres para que o jogador Kaká, uma das maires estrelas do futebol mundial, virasse notícia na mídia internacional!

Jornais, Telejornais e sites de toda a parte do mundo cobriram o fato que foi iniciado… NO TWITTER!!

A respeito da frase, o Lancenet.com, noticiou:

A mulher do jogador Kaká, Caroline Celico, usou seu Twitter para demonstrar a insatisfação com a substituição do marido durante a partida do Real Madrid contra o Lyon, nesta quarta-feira, pela Liga dos Campeões.

Caroline Celico republicou a frase que o assessor de Kaká, Diogo Kotscho, havia postado em seu microblog. “Técnico covarde sempre tira um jogador cobrado para tentar tirar o foco da própria incompetência”.

A crítica de Kotscho e Caroline Celico foram dirigidas ao técnico do Real Madrid , Manuel Pellegrini, que tirou Kaká aos 30min no empate por 1 a 1 com o Lyon .

Ao deixar o gramado, Kaká foi vaiado e teve que amargar a eliminação do Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Aqui no Brasil, além de figurar na “capa” de todos os grandes portais e pipocar em BLOGs, fóruns e Orkuts, o caso do “RT” que foi dado ao “POST” escrito NO TWITTER, RENDEU UMA MATÉRIA NO JORNAL NACIONAL!!

A conectividade entre os meios de comunicação já começaram a deixar pra trás essa divisão entre mídia on-line e mídia tradicional há algum tempo, mas o resultado vem aparecendo com cada vez mais força.

Um fator que contribui para catalisar essa reação é o crescimento exponencial de interatividade entre as próprias redes sociais, entre as redes sociais e os sites e BLOGs, da busca com tudo isso e entre os mais diversos meios de comunicação, seja on line ou tradicional.

Uma notícia que nasce no twitter, por exemplo, se tiver conteúdo de “BUZZ” (o termo Buzz, ao pé da letra quer dizer burburinho. Utilizando-a em marketing podemos ter uma boa idéia do que o termo significa) suficiente, pode gerar uma reação em cadeia no próprio twitter que vai desde uma simples retransmissão (RT) de um “POST” que você escreveu e follower retransmitiu para os seguidores dele, até uma “RT” de um Luciano Huck, Marcelo Tas ou Willian Bonner, que tem algumas centenas de milhares de seguidores, de um post seu.

Essa reação, tende a gerar conteúdo para outras Redes Sociais. Alguém faz um post sobre isso, outra posta no Facebook, outro comenta num fórum… e por aí vai…

Dependendo do tamanho do “BUZZ“, uma rádio pode falar em sua programação, um site maior ou até um portal pode fazer uma matéria sobre isso, alguém que tenha um BLOG influente pode se posicionar, uma TV pode noticiar e, no outro dia, pode estar estampado nos principais jornais de onde quer que seja!

O que parecia uma simples “tuitada” diária, teve uma repercussão tão violenta que me fez lembrar da * tese do ruflar das asas de uma borboleta

Isso significa que o poder de comunicação rompeu fronteiras e dizimou paradigmas!!

Cases estrondosos surgem da noite pro dia no cenário mundial, como o vídeo publicado no You Tube da cantora Susan Boyle que, feiosa, cantou desacreditada num programa de TV e deixou todos boquiabertos com a beleza da sua voz e foi visto mais de 100 milhões de vezes na internet!!!

Para citar um caso brazuca, recentemente a garota Stefhany fez um clipe caseiro que também fez sucesso no you tube (já foi visto mais de 200.000 vezes) sobre o Cross FOX, foi parar no Caldeirão do Luciano Huck e saiu de lá de carro novo… e tudo por causa da facilidade com que a informação se propaga. Tudo graças às novas tecnologias que nos trazem mais e mais possibilidades a cada dia…

Quem ainda não entendeu a importância do twitter >> das redes sociais >> da conectividade, vai sentir, mais cedo o mais tarde a sua própria necessidade de interagir.

Pode ser que você venha a fazer um Orkut para trocar idéias com seus novos amigos. Pode ser também, que você possa vir a fazer negócios no Twitter, precise aumentar seu network para arrumar um novo emprego utilizando o linkedin ou pode ser somente para compartilhar suas experiências no seu BLOG pessoal…

Independente do motivo, é só uma questão de tempo para você se conectar!

(Pedro Cordier)

* A “TEORIA DO CAOS compreende a imprevisibilidade de fatos ou acontecimentos cotidianos.

Teses como o “Efeito Borboleta” (O simples ruflar da asa de uma borboleta em um determinado espaço pode causar um tufão do outro lado do planeta…) foram formuladas na tentativa de criar a possibilidade de entendimento de fatos inacreditáveis e teoricamente impossíveis de acontecer.

Independentemente de acreditar ou não é fato que a previsibilidade de um evento é impossível. É dai que vem o caos moderno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: