Publicado por: Pedro Cordier | 29/06/2009

[NOTÍCIA COMENTADA] Millor rumina Sarney… e cospe!

ESSE CAPÍTULO QUE ESCOLHI É O 8º! NO FINAL TEM O LINK PARA A SÉRIE COMPLETA!!

SARNEY E O BREJAL DOS GUAJAS – Parte VIII

TRECHO DO LIVRO: “Do antigo teso grande onde agora se localiza a cidade só restava um pé de tamboril, copudo, verde, de folhagens abertas, em frente à casa de D. Rosa Menina (1). Na época da safra (2) os moleques vinham e juntavam as favas chatas (3). Ali, antigamente, os veados deviam chegar (4) para a comida nas noites de Verão (5). Boa espera teria sido (6) aquele tronco onde agora ficavam amarrados os animais e a rancharia (7). Na cidade todos se conheciam (8) e o que se vendia eram os teréns de vestir e de comer, e um pouco de arroz (9), porque não era zona de arroz, mas de muito babaçu e farinha (10). Chamado dos Guajas (11) porque ficava próximo à aldeia dos guajajaras (12), hoje longes (13), perdidos, mortos e domados”.

ANÁLISE APENAS SUPERFICIAL: 1) A primeira e única vez em que Rosa é tratada de Dona. Logo o autor esquece, fica íntimo, Rosa pra cá, Rosa pra lá. A memória, como já se viu, não é o forte do autor. Mesmo a apenas duas frases de distância. 2) Safra de uma árvore só? Eta, arvorão! 3) Fava, por definição, é chata. Pode até ser redonda, mas é chata. 4) Deviam chegar ou chegavam? O autor tá aí pra dar informações, pô! 5) Veado só come em noite de verão? Seria a Ceia de Natal? 6) Teria sido? Pô, esse autor não tem certeza de nada? 7) Rancharia amarrada num tronco de árvore? Eta arvorão porreta! 8) Pudera não! 9) E arroz não é de comer? 10) Gente, no Brejal tem pé de farinha! 11) Sujeito oculto por elipse, e bota elipse nisso. 12) Por que Guajas com maiúscula e guajajaras com minúscula? Era uma tribo inferior? 13) Substantivo-advérbio já desclassificado na primeira eliminatória.

——————————————————————————–

A SEGUIR. ERROS DE NOSSO PRÓXIMO CAPÍTULO: cacófatos, apedeutismos, lacunas, lapsus plumae, sobejidades, obscuridades, ambages, e a morte de um cachorro sufocado por uma conjunção adversativa. PLIM,PLIM!”

DIVIRTAM-SE COM O MILLOR ESCRITOR DA ATUALIDADE!!

Anúncios

Responses

  1. Olá!!!

    Sou jornalista em Aracaju e gostaria muito de fazer minha pós… Vi que você é (ou foi) aluno de mestrado da UFBA!! Queria que você me falasse, se possível, como foi seu processo de seleção e o que você considera imprescindível para adentrar na pós (além de um bom projeto) da Universidade Federal da Bahia!

    Abraços,

    Verônica


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: