Publicado por: Pedro Cordier | 23/01/2009

[ARTIGO] Infinitas possibilidades na Era da Conectividade…

Estamos diante de uma nova geração de meios e ferramentas de comunicação. Muito mais pró-ativas e participativas, essas ferramentas socializaram o acesso à informação. Mais do que isso, tiraram o leitor de sua posição passiva, para colocá-lo no centro da discussão, bem no olho do furacão.

Fóruns, redes sociais, grupos, podcasts, compartilhamento de vídeos, fotos e música, mensagens instantâneas e BLOGs tornaram a internet mais interessante e muito mais atraente, pois, segundo dados da ITU – International Telecommunication Union – já somos mais de 1,5 bilhões de internautas conectados, via computador, pelos 4 cantos do mundo.

Os BLOGs geram informações em forma de POSTs, que geram comentários, conversas, discussões e, eventualmente, CONHECIMENTO em estado bruto.

Tem (cada dia mais) pessoas trocando idéias com pessoas de forma análoga ao que elas fazem nos grandes eventos. O segredo é saber quem você vai escolher pra conversar.

Os BLOGs nos ensinam que precisamos aprender a trocar idéias dentro desse novo conceito. Precisamos aprender a aprender como interagir nesse universo conectado.

Sabe um gordinho numa festa de criança cheia de salgadinhos, doces e guloseimas à vontade? Pois é… com essa nova enxurrada de informação à nossa disposição é a mesma coisa… se não aprendermos a ESCOLHER BEM E SABOREAR COM TRANQUILIDADE, vamos continuar achando que não aproveitar tudo é desperdício, nos empaturrando de porcaria pelo simples fato de estarem ali, à nossa disposição, ao nosso alcance…

Se a internet de uma forma geral e os BLOGs, especificamente, nos proporcionam um oceano de possibilidades de aprendizado, porque não aproveitar para pescar as novidades que mais nos atraem? Por que não descobrir coisas e novas e viver essas experiências? Não é assim que aprendemos a jogar bola, a andar de bicicleta e até mesmo a trabalhar? Isso mesmo: TRABALHAR!! Ou alguém vai me dizer que usa no trabalho mais de 20% do que aprendeu na faculdade?

Se trocar idéias e aprender na Era da Conectividade já é uma delícia, imagine aprender aquilo que nos interessa de quem entende e é apaixonado pelo assunto… Não é ainda mais gostoso? Mais gostoso, mais interessante e muito mais eficiente, pois esse aprendizado produz resultados mais consistentes, uma vez que esse processo não é penoso como passar 4 anos sentado numa sala de aula escutando tanta ladainha e tanta coisa tão pouco proveitosa.

É claro que o conhecimento formal tem seu valor. E muito alto, por sinal… mas, uma coisa é certa: que nós preferimos descobrir as coisas ao invés de sermos “ensinados”, disso não tenho dúvidas!

Percepção. Autodesenvolvimento. Possibilidades… bemvindos à Era da Conectividade!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: